Tratamento da Artrose no Joelho

A osteoartrose (artrose) é a doença do joelho que mais causa dor e dificuldade de locomoção, gerando diminuição da qualidade vida. Nossos objetivos como tratamento são: impedir seu surgimento, atrasar sua progressão e ter uma articulação sem dor e com movimentos próximos do normal. Trata-se de uma alteração degenerativa, inflamatória e de caráter irreversível. O ideal seria a prevenção, mas como isso nem sempre é possível, vamos falar sobre seu tratamento. Podemos dividir os planos de tratamento em dois grandes grupos: tratamento não cirúrgico e tratamento cirúrgico. A indicação da melhor opção de tratamento depende de vários fatores, mas, os principais são: idade, peso, grau de atividade de vida diário, deformidade nas pernas, comorbidades, como artrose em outras articulações, hipertensão arterial e diabetes.

Vamos focar mais nos tratamentos não cirúrgicos, entre eles:

1- Mudanças nos hábitos de vida:
• Diminuição de sobrecarga;
• Perda de peso;
• Hidroterapia;
• Fisioterapia;
• Fortalecimento muscular;
• Uso de palmilhas e órteses;
• Bengalas e andadores.

2 – Uso de medicações específicas: São medicações para controle da dor e diminuição do processo inflamatório na artrose de joelho.

3 – Infiltrações intra-articulares: Sua principal indicação é no controle da dor e diminuição do processo inflamatório em casos específicos, principalmente quando não respondem às medicações orais.

Não existe nenhum tratamento satisfatório, se não for muito bem discutido entre o paciente e seu ortopedista. O melhor tratamento, principalmente nos casos leves de artrose, ainda são as mudanças nos hábitos de vida e um acompanhamento periódico com seu ortopedista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *